Processo de acesso e ingresso
Todo o processo de candidatura é feito obrigatoriamente online no Portal Académico.
Processo de candidatura
1 – Para iniciares o teu processo, deves aceder ao Portal Académico e proceder ao registo.
2 – Após o registo, acede ao Portal Académico com os teus dados de acesso (email @ipcbcampus.pt e palavra-passe escolhida) e procede à tua inscrição.
3 – Submete a tua candidatura, colocando toda a informação necessária e os documentos que te são pedidos para anexares.
4 – Não te esqueças de concluir a tua candidatura e efetuares o pagamento da taxa de candidatura (50€).
Tem em atenção que a candidatura só será considerada após o pagamento. Devendo este ser feito até à data de vencimento indicada.
Deves agora aguardar pela afixação e divulgação da lista provisória de classificação. Consulta os prazos e o calendário. Os resultados são divulgados online. Nenhum resultado será comunicado por email ou por telefone.
Documentos a anexar à tua candidatura
Deves anexar em formato pdf os seguintes documentos:
- Cópia do documento de identificação (Cartão do Cidadão, Passaporte, outro)*;
- Certificado de Habilitações;
- Curriculum Vitae detalhado;
- Outros documentos relevantes.
Deves ainda entregar na candidatura:
- Declaração NARIC, a qual pode ser pedida online em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/declaracoes-naric (requerer a Declaração de nível de curso e/ou instituição de ensino superior estrangeira);
- Declaração sob compromisso de honra (para candidatos com nacionalidade de países não membros na União Europeia) – download.
NOTA: Além destes documentos, devem ainda adicionar os documentos específicos solicitados nos respetivos editais de abertura de candidaturas.
* Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, autoriza o IPCB a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e poder continuar com o processo.
Processo de inscrição e matrícula
1 – Se ficaste colocado(a) tens agora que realizar a tua matrícula, acedendo ao Portal Académico.
2 – Em 1.º lugar deves efetuar o pagamento da taxa de matrícula (25€) + a 1ª prestação da propina, para poderes prosseguir com a matrícula. No vídeo-tutorial tens a explicação de como deves proceder.
3 – Após concluíres a tua matrícula, vais receber um e-mail com a confirmação.
4 – O inicio do ano letivo está previsto para setembro de 2023.
Formas de pagamento
- Referências Multibanco (ref. MB)
Esta forma de pagamento é feita através de uma conta em Portugal, usando os dados (ref. MB) gerados no final da candidatura. O pagamento é automaticamente identificado (aguardar 1 a 2 dias úteis para atualização no sistema).
- Sistema Paypal
- Transferência Interbancária
Apenas para pagamentos feitos através de um banco estrangeiro, devendo os dados para a transferência serem solicitados através do email international@ipcb.pt
Neste caso, é obrigatório o envio do comprovativo para international@ipcb.pt, com indicação do nome do candidato e número de candidatura. A candidatura só é válida com o envio do comprovativo.
* O Manual da Tesouraria dá-te o apoio necessário para efetuares o pagamento de emolumentos/propinas se estiveres em Portugal ou se o pagamento for feito em Portugal.
* A forma de pagamento Sistema Paypal permite-te fazer os pagamentos online e de forma segura. A atualização no sistema é imediata.
Para esclarecimento de dúvidas, envia um e-mail para international@ipcb.pt