Candidatura


Os estudantes internacionais que pretendam ingressar num curso de licenciatura ou mestrado no IPCB, podem efetuar a sua candidatura online através do Portal Académico.

Início do ano letivo

As atividades letivas no IPCB no ano letivo 2024/25 começam em setembro de 2024 e terminam em julho de 2025.

Poderás consultar aqui o Calendário Escolar 2023/24.

Obtenção do visto de estudante

Para estudar em Portugal, precisas de obter um visto junto do Consulado/Embaixada português mais próximo da área de residência.

Informa-te junto dessa entidade sobre o visto de estudante e o procedimento necessário para a sua obtenção.

Para efeitos de obtenção do visto, o IPCB aplica o estipulado na Portaria nº 111/2019, de 12 de abril, relativa à emissão dos vistos para estudantes estrangeiros.

Ao abrigo desta legislação, o IPCB envia para a entidade competente (Direção-Geral do Ensino Superior – DGES), uma listagem nominal de todos os alunos matriculados e envia uma declaração de aceitação para o e-mail que consta da tua matricula.

Após a publicação da listagem nominal pelo Consulado Português no teu país / área de residência, é da tua responsabilidade, deslocares-te a esse serviço para tratar e acompanhar a emissão do visto. É importante não solicitar o visto antes da publicação da listagem onde conste o teu nome.

Em Portugal


Formalidades com o teu visto e posterior título de residência

Consulta aqui mais informações sobre a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e estudares a estudar em Portugal.

Como chegar a Castelo Branco

É fácil conseguir ligações regulares de todas as partes do mundo até Portugal, sendo os aeroportos principais os de Lisboa e do Porto. Aconselhamos a vinda através de Lisboa.

A viagem para Castelo Branco pode ser de comboio ou autocarro (ónibus).

A partir do Aeroporto Internacional de Lisboa para Castelo Branco:

  • De comboio: ir de metro (linha vermelha – direção S. Sebastião), de autocarro (Oriente 2) ou de táxi para a Estação do Oriente, onde existem diversas ligações de transportes (metro, autocarros e comboios).

Na Estação do Oriente existem vários comboios diários para Castelo Branco. Consulta o site da CP-Comboios de Portugal, onde podes ver os horários e preços – Comboios de Portugal.

  • De autocarro (ónibus): ir de metro (linha vermelha – direção S. Sebastião), de autocarro (Oriente 2) ou de táxi, para a Estação do Oriente, onde existem diversas ligações de transportes (metro, autocarros e comboios).

Na Estação do Oriente existem várias ligações diárias para Castelo Branco. Consulta o site da Rede Expressos, onde podes ver os horários e preços – Rede Expressos de Autocarros.

Na Estação do Oriente podes também optar por viajar de autocarro através de outra empresa de autocarros. Consulta o site da FlixBus, onde podes ver os horários e preços – FlixBus.

Em Castelo Branco


Após a tua entrada em Portugal, tens um prazo de 10 dias úteis para te dirigires aos SA – Estudante Internacional. Após esse prazo, a falta de registo pode implicar a anulação da inscrição.

Nesse dia tens que apresentar obrigatoriamente os originais das habilitações académicas /certificados, cujas cópias submetes-te quando da candidatura. Não serão aceites documentos diferentes.

Aqui receberás informações sobre:

  • como encontrar alojamento, se ainda não o tiveres;
  • como acederes aos refeitórios e a outros serviços do IPCB;
  • abertura de uma conta bancária em Portugal;
  • inscrição no Centro de Saúde;
  • procedimentos junto da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA);
  • outras informações necessárias.

⇒ Só após o registo e a apresentação dos documentos originais, poderás frequentar as aulas.

É também aqui onde deverás apresentar qualquer problema que possas vir a ter.

Alojamento e serviços de apoio

O Instituto Politécnico Castelo Branco, através dos Serviços de Ação Social tem disponível alojamento em residências em:

  • Castelo Branco
  • Idanha-a-Nova – se fores estudar na Escola Superior de Gestão

Consulta mais informações no site dos Serviços de Ação Social (SAS).

Devido à elevada procura, os estudantes que tenham interesse em ficar alojados numa das residências do IPCB, devem manifestar essa intenção o mais rápido possível.