Candidatura

Os estudantes internacionais que pretendam ingressar num curso de licenciatura (graduação) ou mestrado no IPCB, podem efetuar a sua candidatura online através do site dos Serviços Académicos.

Início do ano letivo

As atividades letivas no IPCB no ano letivo 2020/21 começam no inicio de Outubro e terminam em finais de Julho.

Consulta aqui o Calendário Escolar 2020/21

Obtenção do visto de estudante

Para estudar em Portugal, precisa de obter um visto junto do Consulado/Embaixada português mais próximo da área de residência. Informe-se junto dessa entidade sobre o visto de estudante e o procedimento necessário para a sua obtenção.

Para efeitos de obtenção do visto, o IPCB aplica o estipulado na Portaria 111/2019 relativa à emissão dos vistos para estudantes estrangeiros.

Ao abrigo desta nova legislação, o IPCB enviará, através da entidade competente (Direção-Geral do Ensino Superior – DGES), uma listagem nominal de todos os alunos matriculados, dispensando assim a emissão e envio de cartas de aceitação e/ou outra documentação. Caberá assim a cada aluno, após a publicação da listagem nominal pelo Consulado Português no seu país / área de residência, dirigir-se a esse serviço para tratar e acompanhar a emissão do seu visto. É importante não solicitar o visto antes da publicação da listagem onde conste o nome do candidato.

O que fazer depois da chegada a Portugal

Formalidades com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)

Como chegar à Castelo Branco

É fácil conseguir ligações regulares de todas as partes do mundo até Portugal, sendo os aeroportos principais os de Lisboa e do Porto. Aconselhamos a vinda através de Lisboa.

A viagem para Castelo Branco, poderá ser de comboio ou autocarro (ónibus).

A partir do Aeroporto Internacional de Lisboa:

  • De comboio: ir de metro (linha vermelha), de autocarro (Oriente 2) ou de táxi para a estação ferroviária de Lisboa-Oriente. Existem vários comboios diários para a Castelo Branco, sendo que viagem mais curta é feita através do “IC- Intercidades”. Consulte os horários dos comboios neste link .
  • De autocarro (ónibus): ir de metro (linha vermelha e azul), de autocarro ou de táxi, para o Terminal de Expressos de Sete Rios. Há várias ligações diárias para Castelo Branco. Consulte o website da Rede de Expressos para ver os horários e preços.

Quando chegar a Castelo Branco, deve logo que possível se dirigir ao Gabinete de Relações Internacionais (GRI) situado no edifício dos Serviços Centrais e da Presidência, onde os estudantes internacionais são acolhidos e onde são dadas as informações práticas. Aqui receberá, entre outras informações, os procedimentos junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF); receberá um cartão SIM para o telemóvel; como encontrar alojamento se ainda não o tiver, aceder às cantinas e outros serviços; como se orientar na cidade e entre as instalações do IPCB; como proceder à abertura de uma conta bancária; a inscrição junto do Centro de Saúde.

Será também encaminhado para os Serviços Académicos e terá que apresentar obrigatoriamente os originais das habilitações académicas /certificados cujo cópias enviou quando da candidatura. Não aceitaremos documentos diferentes.

Só após o registo e a apresentação dos documentos originais, poderá frequentar as aulas.

O GRI é também o local onde deverá apresentar qualquer problema que possa vir a ter.

Para informações mais completas, consulta o nosso Guia Estudantes Internacionais 

Alojamento e serviços de apoio

O Instituto Politécnico Castelo Branco, através dos Serviços de Ação Social tem disponível alojamento em residências no centro da cidade.

Mais informações no site dos Serviços de Acção Social 

Devido à elevada procura, os interessados em ficar alojado numa das residências do IPCB, devem manifestar essa intenção o mais rápido possível.