Candidatura

Os estudantes internacionais que pretendam ingressar num curso de licenciatura (graduação) no IPCB, podem efetuar a sua candidatura online através do site https://academicos.ipcb.pt/cssnet/page

Início do ano letivo

As atividades letivas no IPCB em geral iniciam-se em meados de setembro e terminam em meados de julho.

Consulta na página WEB do IPCB o calendário escolar.

Depois da seleção

Poderá conferir neste site os resultados da candidatura na data anunciada.

Obtenção do visto de estudante

Para estudar em Portugal, precisa de obter um visto junto do Consulado/Embaixada português mais próximo da área de residência. Informe-se junto dessa entidade sobre o visto de estudante e o procedimento necessário para a sua obtenção.

Para efeitos de obtenção do visto, para além de outros documentos pessoais que poderão ser solicitados, o IPCB enviará aos candidatos colocados:

  • declaração comprovativa da admissão ao curso;
  • declaração de alojamento, caso necessária.
O que fazer depois da chegada a Portugal

Formalidades com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)

Como chegar à Castelo Branco

É fácil conseguir ligações regulares de todas as partes do mundo até Portugal, sendo os aeroportos principais os de Lisboa e do Porto. Aconselhamos a vinda através de Lisboa.

A viagem para Castelo Branco, poderá ser de comboio ou autocarro (ónibus).

A partir do Aeroporto Internacional de Lisboa:

  • De comboio: ir de metro (linha vermelha), de autocarro (Oriente 2) ou de táxi para a estação ferroviária de Lisboa-Oriente. Existem vários comboios diários para a Castelo Branco, sendo que viagem mais curta é feita através do “IC- Intercidades”. Consulte os horários dos comboios no link: http://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios
  • De autocarro (ónibus): ir de metro (linha vermelha e azul), de autocarro ou de táxi, para o Terminal de Expressos de Sete Rios. Há várias ligações diárias para Castelo Branco. Consulte o website da Rede de Expressos para ver os horários e preços. http://www.rede-expressos.pt/

Quando chegar a Castelo Branco, deve logo que possível se dirigir ao Gabinete de Relações Internacionais (GRI) situado no edifício dos Serviços Centrais e da Presidência, onde os estudantes internacionais são acolhidos e onde são dadas as informações práticas. Aqui receberá, entre outras informações, os procedimentos junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF); receberá um cartão SIM para o telemóvel; como encontrar alojamento se ainda não o tiver, aceder às cantinas e outros serviços; como se orientar na cidade e entre as instalações do IPCB; como proceder à abertura de uma conta bancária; a inscrição junto do Centro de Saúde.

Será também encaminhado para os Serviços Académicos e terá que apresentar os originais dos documentos enviados e que instruíram a candidatura.

Este é também o local onde deverá apresentar qualquer problema que possa vir a ter.

Alojamento e serviços de apoio

O Instituto Politécnico Castelo Branco, através dos Serviços de Ação Social tem disponível alojamento em residências no centro da cidade.

Mais informações em https://www.ipcb.pt/sas/alojamento  

Devido à elevada procura, os interessados em ficar alojado numa das residências do IPCB, devem manifestar essa intenção o mais rápido possível.